Aumento em relação ao mesmo período do ano passado é de 1378%; neste ano 2099 diagnósticos da doença foram confirmados
A cidade de Ribeirão Preto enfrenta uma grave epidemia de dengue, com números alarmantes em 2024. Segundo dados da Prefeitura, divulgados em abril, foram confirmados 621 novos casos, representando um aumento de 1.378% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados apenas 42 casos.
Explosão de Casos
O aumento significativo dos casos de dengue em Ribeirão Preto é preocupante. De janeiro a abril de 2024, foram contabilizados 2.096 diagnósticos, um crescimento de 1.278,9% em relação ao mesmo período do ano anterior (152 casos). Essa explosão está ligada à baixa imunização da população contra o vírus da dengue tipo 2, que causou inclusive as duas mortes registradas na cidade até o momento: um idoso de 73 anos e uma mulher de 44 anos.
Números de Abril e Outras Doenças
O boletim da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto indica que, em abril de 2024, não houve registro de casos de chikungunya. Quanto ao vírus Zika, foram notificados oito casos suspeitos, mas nenhum confirmado até o momento. O foco principal das autoridades de saúde continua sendo o combate à dengue, diante da gravidade da situação.
Leia também
A situação da dengue em Ribeirão Preto exige atenção imediata e medidas eficazes de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Os números expressivos demonstram a necessidade de ações conjuntas entre a população e o poder público para controlar a proliferação do mosquito e proteger a saúde da comunidade.



