CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão registra a segunda queda consecutiva na venda de carros novos no mês de junho

Foram 824 unidades em 2021, contra 1.192 no mesmo período do ano passado e, em junho de 2019, 1.442 veículos
venda de carros novos
Foram 824 unidades em 2021, contra 1.192 no mesmo período do ano passado e, em junho de 2019, 1.442 veículos

Foram 824 unidades em 2021, contra 1.192 no mesmo período do ano passado e, em junho de 2019, 1.442 veículos

Queda nas Vendas de Carros Zero em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto, que chegou a registrar mais de 1500 vendas de carros novos em junho de 2019, viu seus números despencarem. Em junho de 2021, foram comercializadas apenas 824 unidades, uma queda de quase 50% em comparação ao período pré-pandemia. A comparação com junho de 2020, auge da pandemia, também mostra uma redução significativa de 30%, indicando que a recuperação do setor ainda não se consolidou.

Fatores Econômicos e de Produção

De acordo com o economista Adnanje Baile, a redução nas vendas é resultado de dois fatores principais. Primeiro, a crise econômica gerada pela pandemia impactou o poder aquisitivo das famílias, dificultando a compra de bens duráveis como automóveis. Muitos consumidores migraram para a compra de carros usados como alternativa mais acessível. Em segundo lugar, problemas na produção industrial de automóveis, com dificuldades na importação de matérias-primas e aumento nos fretes marítimos, contribuíram para a escassez de veículos novos no mercado.

Preços em Alta e Perspectivas Futuras

O economista prevê um aumento nos preços dos carros novos no curto prazo. A normalização da produção mundial e a retomada da produção industrial brasileira devem, gradualmente, aumentar a oferta de veículos nas concessionárias. No entanto, a expectativa é de que os preços permaneçam elevados devido à alta do dólar e ao período de escassez vivido pelo setor. A recomendação para quem pretende adquirir um carro zero é aguardar, pois os preços atuais estão considerados altos e o poder de compra da população ainda está comprometido.

Em resumo, a situação do mercado de carros novos em Ribeirão Preto reflete um cenário complexo, marcado pela crise econômica e por gargalos na produção. A recuperação gradual do setor é esperada, mas com a perspectiva de preços mais altos para os consumidores.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.