Crescimento pode estar relacionado ao aparecimento de uma nova sublinhagem, a Ômicron BQ1; Vitor Valenti analisa
Aumento de casos de Covid-19 preocupa Ribeirão Preto
Nova variante e aumento de casos
Um levantamento da prefeitura de Ribeirão Preto mostra um aumento nos casos de Covid-19 em comparação com atrássto. A preocupação se acentua com a circulação de uma nova sublinhagem da variante Ômicron (BQ.1), que se dissemina mais rapidamente. Embora as vacinas ainda apresentem efeito positivo, o aumento de casos é atípico, considerando que já passamos pelo período de inverno e algumas ondas de calor.
Dados e monitoramento
De acordo com dados da Fiocruz, a média de novos casos em Ribeirão Preto chegou a três por dia, mostrando tendência de elevação. O professor Victor Valente, pesquisador da Unesp, destaca a importância da disponibilização dos dados de ocupação de leitos de UTI e enfermaria pela prefeitura, informação que está indisponível há cerca de um ou dois meses, dificultando o monitoramento em tempo real e a tomada de decisões.
Leia também
Recomendações e comportamento
Apesar do aumento de casos, o número de mortes não tem subido significativamente, indicando que a gravidade da onda atual pode ser menor. Não há recomendações para mudanças drásticas de comportamento, como o retorno ao uso de máscaras em locais fechados, exceto em hospitais. Entretanto, a vacinação anual pode ser necessária para evitar novos surtos. Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça atípica ou problemas respiratórios, recomenda-se a realização de teste. A prevenção continua sendo fundamental, com a manutenção da carteirinha de vacinação em dia.



