CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão registra média de 13 diagnósticos de Covid-19 por dia

São mais de 500 casos da doença neste ano; entre dezembro e janeiro três pessoas morreram por complicações nos sintomas
casos de Covid-19 Ribeirão Preto
São mais de 500 casos da doença neste ano; entre dezembro e janeiro três pessoas morreram por complicações nos sintomas

São mais de 500 casos da doença neste ano; entre dezembro e janeiro três pessoas morreram por complicações nos sintomas

A cidade de Ribeirão Preto enfrenta um aumento simultâneo de casos de dengue e Covid-19, preocupando as autoridades de saúde. Em menos de dois meses, foram confirmados mais 506 casos de Covid-19, somando 489 ocorrências em 2024 e 346 somente em janeiro, uma média de três novos casos por dia.

Alta de Internações e Mortes

O aumento de casos se reflete no número de internações. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam para um crescimento significativo, corroborando a percepção da população. Além disso, foram registradas três mortes por Covid-19 entre dezembro e janeiro. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) emitiu comunicado alertando para o uso obrigatório de máscaras em alguns setores, devido ao aumento de casos entre seus funcionários: de 10 a 15 por semana em janeiro, saltando para 40 em fevereiro.

Medidas do HC de Ribeirão Preto

Em entrevista à CBN, Maria Carolina Rodrigues, diretora do Departamento de Atenção à Saúde do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC), confirmou o aumento de casos e as medidas tomadas pela instituição. O HC registrou um aumento de três vezes no número de funcionários com teste positivo para Covid-19 por semana. Para conter a disseminação, o uso de máscaras cirúrgicas foi intensificado para funcionários com contato com pacientes internados, especialmente aqueles com imunidade comprometida. A diretora reforça que, apesar do aumento de casos, todos têm sido leves, sem internações em UTI. O HC mantém o protocolo de isolamento para funcionários sintomáticos e pacientes internados, com testes e isolamento em quartos específicos para casos positivos.

Recomendações e Prevenção

A Covid-19 continua circulando e, embora os casos sejam predominantemente leves, a doença ainda pode ser fatal. A recomendação é manter a vigilância, com uso de máscara em ambientes fechados e aglomerados, principalmente para pessoas com comorbidades. A vacinação continua sendo crucial para minimizar a gravidade da doença e reduzir a transmissão. A diretora do HC enfatiza a importância de se manter atento aos sintomas (coriza, tosse, febre) e procurar atendimento médico caso necessário, além de seguir o calendário de vacinação. A recomendação do uso de máscara em hospitais, embora não oficial, é vista como uma medida preventiva importante.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.