Em 2020, a cidade teve apenas 2,1 milímetros de chuva, 8% da media esperada pro período, que é de 25 mm
Umidade Crítica em Região de Ribeirão Preto
A umidade relativa do ar está em níveis preocupantes em diversas cidades da região de Ribeirão Preto. Hoje, os índices devem ficar em torno de 16% em Ribeirão Preto, considerado estado de alerta. Franca (17%), Pradópolis (15%) e Barretos (14%) também registram umidade baixa, com valores próximos de condições de deserto (abaixo de 12%). Essa situação crítica aumenta o risco de queimadas, que têm sido frequentes na região, afetando áreas urbanas e rodovias.
Temperaturas Elevadas Persistem
As temperaturas também seguem elevadas. Para hoje, são esperadas máximas de 35°C em Ribeirão Preto, 34°C em Orlândia e 37°C em Guará. A previsão para os próximos dias indica a permanência de temperaturas acima dos 30°C, sem expectativa de refresco, mesmo nas manhãs. Algumas cidades já iniciam o dia com temperaturas acima dos 20°C.
Agosto Mais Seco em Seis Anos
Agosto de 2023 está se mostrando o mês mais seco dos últimos seis anos na região. Em 2020, foram registrados apenas 2,1 milímetros de chuva, representando apenas 8% da média histórica para o período (25 milímetros).
Leia também
A combinação de umidade extremamente baixa e temperaturas elevadas representa um alerta para a população, exigindo cuidados redobrados para evitar problemas de saúde relacionados ao calor e contribuindo para o aumento do risco de incêndios.



