Município superou número de mortes em relação a 2019. Confira o balanço!
Dengue em Ribeirão Preto: números de 2020
O ano de 2020 registrou em Ribeirão Preto um total de 17.601 casos confirmados de dengue, resultando em 10 óbitos. Embora seja o maior número de casos desde 2016 (com mais de 35 mil infectados), observa-se uma redução nos últimos meses do ano, com apenas 2 casos confirmados em dezembro. Fevereiro foi o mês com maior incidência, somando 6.995 casos.
Comparação com anos anteriores e outras doenças
Em comparação com 2019, houve um aumento de 7 mortes por dengue (3 em 2019 contra 10 em 2020). No entanto, em 2020 não foram registrados casos de chikungunya, febre amarela e zika vírus. Foram confirmados apenas 4 casos de sarampo, o último em março.
Preocupação com o período chuvoso
Apesar da queda nos números de casos em novembro, outubro e dezembro, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto mantém a preocupação com o período chuvoso. A proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, pode levar a um aumento de casos se a população não tomar medidas para eliminar criadouros. Este cenário se torna ainda mais preocupante diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19.
Leia também
A Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti para evitar novos surtos da doença.


