Número é duas vezes maior do que os diagnósticos do mesmo período do ano passado, quando 254 pessoas contraíram a doença
Números alarmantes de dengue em Ribeirão Preto
O início de 2024 preocupa as autoridades de saúde de Ribeirão Preto devido ao aumento significativo de casos de dengue. Até ontem, quase 600 pessoas foram diagnosticadas com a doença em janeiro, mais do que o dobro dos 252 casos registrados no mesmo período do ano passado. Trata-se do pior janeiro dos últimos quatro anos, superado apenas por 2016, quando a cidade enfrentou uma epidemia com mais de 35 mil casos.
Risco de nova epidemia
De acordo com o médico sanitarista Maurí Lélis da USP, a cidade corre o risco de uma nova epidemia. Considerando que os meses de fevereiro, março e abril geralmente registram um aumento ainda maior de casos, a possibilidade de uma nova epidemia é preocupante, principalmente considerando a sequência de anos com crescimento no número de casos. Em São Paulo, esse padrão tem se repetido nos últimos anos.
Ações de combate ao mosquito
Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, Ribeirão Preto e cidades vizinhas têm realizado mutirões de limpeza. Em Sertãozinho e Cruz das Posses, um mutirão aconteceu neste sábado, das 7h ao meio-dia. Em São Joaquim da Barra, a ação ocorreu no Residencial Espigão, após um arrastão de limpeza na semana passada. Apesar de não haver casos positivos em São Joaquim da Barra este ano, a cidade sofreu com mais de 6 mil casos em 2019.
Leia também
O aumento expressivo de casos de dengue em Ribeirão Preto e região exige atenção constante das autoridades e da população. A prevenção, por meio da eliminação de criadouros do mosquito, é fundamental para evitar uma nova epidemia.



