Executivo já consultou 10 empresas, mas nenhuma cumpriu as exigências previstas no edital; chefe do serviço falou ao Manhã CBN
Desde o início do ano, a CBN Ribeirão recebe diversas reclamações sobre o acúmulo de galhos nas ruas da cidade. A demora no recolhimento desses resíduos gera transtornos, afetando a paisagem, obstruindo bueiros, atrapalhando o trânsito e, até mesmo, servindo de abrigo para criminosos.
Problemas na Licitação e Atraso no Recolhimento
A prefeitura de Ribeirão Preto enfrenta dificuldades na licitação para a destinação final dos galhos. O contrato anterior encerrou em abril, e a empresa vencedora da nova licitação não atendeu às normas contratuais. Após diversas tentativas, nenhuma das empresas participantes do processo licitatório atendeu aos requisitos, o que resultou em um atraso significativo na coleta dos resíduos verdes. A situação afeta a cidade, com um acúmulo estimado em 2 mil toneladas de galhos.
Soluções Provisórias e Orientações à População
A prefeitura está realizando coletas emergenciais em locais prioritários, como escolas e hospitais. Para podas menores (até 5 metros cúbicos), a população pode colocar os galhos em sacos de lixo para coleta regular. Para podas maiores, recomenda-se aguardar a resolução do problema da licitação. A prefeitura disponibiliza um local para descarte adequado de resíduos verdes (Mário Donegá, km 0 + 500m), mas ressalta a importância de podas criteriosas, respeitando normas ambientais. A fiscalização dessas podas é realizada por outro setor da prefeitura.
Leia também
A situação permanece complexa, com a prefeitura buscando soluções para resolver o impasse da licitação e normalizar a coleta de galhos o mais breve possível. A expectativa é de que, em breve, uma nova empresa seja contratada para realizar o serviço, solucionando o problema que afeta a cidade desde abril.



