CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão tem 68 leitos a menos de UTI do que no ápice da pandemia na cidade

São 212 unidades hoje contra 280 no ano passado; HC é o hospital com a maior queda na oferta de leitos
leitos UTI Ribeirão Preto
São 212 unidades hoje contra 280 no ano passado; HC é o hospital com a maior queda na oferta de leitos

São 212 unidades hoje contra 280 no ano passado; HC é o hospital com a maior queda na oferta de leitos

Ribeirão Preto enfrenta novo desafio com variante da Covid-19

Nova variante e aumento de casos

Pesquisadores do HC confirmaram a circulação de uma nova variante da Covid-19 em Ribeirão Preto, importada de Manaus. Mais transmissível, essa linhagem preocupa as autoridades de saúde, que buscam entender sua correlação com casos graves. Embora a curva de mortes tenha diminuído de um pico de 224 óbitos em julho para 40 em novembro, houve um aumento para 62 em dezembro e 156 em janeiro. Em fevereiro, a média diária de casos é de 120, um número que preocupa pela possibilidade de aumento.

Medidas preventivas e ocupação hospitalar

O secretário municipal da saúde, Sandro Scarpellini, defende medidas mais rígidas antes de um lockdown. A ocupação de leitos de UTI permanece alta, em torno de 80%, com 212 vagas disponíveis atualmente (chegou a 280 no pico da pandemia). Hospitais como o das Clínicas, São Francisco e Ribeirão reduziram o número de leitos de UTI-Covid desde o pico da pandemia. A cidade recebe pacientes de outros municípios, inclusive de Araraquara, onde um lockdown foi decretado. A preocupação se concentra na possibilidade de um novo ciclo de disseminação, com aumento de internações, especialmente em idosos.

Dados epidemiológicos e perspectiva

Em 2021, até o momento da entrevista, 161 pessoas morreram em Ribeirão Preto devido a complicações da Covid-19, sendo 83,9% idosos com 60 anos ou mais. Em 2020, foram 1.041 óbitos, 84,3% em idosos. Apesar da curva descendente atual de casos, internações e óbitos, a situação requer monitoramento constante. A possibilidade de um aumento de casos, impulsionado pela nova variante e sua maior transmissibilidade, exige cautela e a adoção de medidas preventivas para evitar um novo colapso do sistema de saúde.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.