Mínima na região foi registrada em Terra Roxa, com 5,6°C; temperatura segue baixa nos próximos dias
Ribeirão Preto registra recorde de frio com 10 graus
Temperaturas mínimas históricas
Ribeirão Preto atingiu 10 graus Celsius, marcando o segundo dia consecutivo com temperatura mínima recorde para esta época do ano. Outras cidades da região também registraram temperaturas baixas: Terra Roxa (5,6 graus), Tu Verava (6,3 graus), Barretos (9,2 graus), Colina e Sertãozinho (8 graus). Franca, conhecida por ser mais fria, não apresentou recorde neste evento, devido à localização geográfica e aos ventos predominantes.
Massa polar e previsão
A massa de ar polar, presente na região desde quarta-feira da semana passada, mostra todo o seu potencial com o céu limpo. A previsão é que essa massa permaneça pelo menos até o fim da semana, com possibilidade de novos recordes de temperatura mínima. Há chances de temperaturas ainda mais baixas, dependendo do comportamento da massa de ar e da ausência de ventos fortes. Cidades como Barretos e Ribeirão Preto registraram grande amplitude térmica, com temperaturas elevadas à tarde. A umidade do ar também é preocupante, com índices abaixo dos 30% em várias cidades (Barretos com 22%, Patrocínio Paulista com 21%, e Dopples com 27%), bem abaixo do ideal (60% a 80%). A previsão indica a chegada de uma frente fria em meados do dia 22, com possibilidade de chuva e melhora na umidade do ar.
Leia também
Recomendações e perspectivas
Com as temperaturas baixas e a umidade do ar muito baixa, é importante manter-se hidratado, bebendo bastante água ao longo do dia. A recomendação é usar agasalhos e se preparar para mais dias de frio intenso na região, pois a massa de ar polar ainda não demonstra sinais de enfraquecimento. Acompanhe a previsão do tempo diariamente para se manter informado sobre as mudanças climáticas.



