CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão tem aumento de quase 11% nas internações por Covid-19 em apenas sete dias

Taxa de ocupação também subiu; quem fala sobre a situação é o pesquisador Rodrigo Stabeli
internações por Covid-19
Taxa de ocupação também subiu; quem fala sobre a situação é o pesquisador Rodrigo Stabeli

Taxa de ocupação também subiu; quem fala sobre a situação é o pesquisador Rodrigo Stabeli

A pandemia de coronavírus continua a ser um assunto preocupante em Ribeirão Preto, com um aumento significativo de internações por Covid-19. Em apenas uma semana, entre 4 e 11 de atrássto, o número de pessoas internadas em estado grave saltou de 173 para 192, um crescimento de quase 11%. A taxa de ocupação de UTIs chegou a 83%, embora esse número seja influenciado pela redução no número de leitos disponíveis (de 328 no pico da pandemia para 231 atualmente).

Aumento de Internações e Queda no Isolamento

Paralelamente ao aumento de internações, observa-se uma queda na taxa de isolamento social na cidade. Em 6 de atrássto, essa taxa atingiu 36%, o menor índice desde 17 de março, aproximando-se dos níveis pré-pandemia. Essa redução na mobilidade social é apontada como um fator crucial para o aumento de casos.

Análise da Fiocruz: Mobilidade, Vacinação e Variantes

O diretor da Fiocruz, Rodrigo Stabile, alerta para a relação direta entre o aumento da mobilidade e o crescimento de internações. Com apenas 24% da população de Ribeirão Preto totalmente imunizada, o distanciamento físico, o uso de máscaras e a higienização das mãos continuam sendo medidas cruciais de prevenção. A alta taxa de transmissão do vírus na cidade, somada à circulação da variante Delta, aumenta o risco de uma nova onda de casos, com consequente aumento de hospitalizações.

Stabile destaca a falta de uma política coordenada de combate à Covid-19 no Brasil como um fator que contribui para a situação atual. A flexibilização das medidas restritivas, sem a garantia de uma proteção econômica adequada à população, resulta em um cenário de risco constante. A ocupação de leitos destinados à Covid-19 impacta também a capacidade de atendimento a outras doenças, sobrecarregando o sistema de saúde. A conscientização da população sobre a importância da prevenção e o uso contínuo de máscaras são fundamentais para evitar o colapso do sistema de saúde e uma nova onda de casos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.