CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão tem o pior índice de população com cárie do país

Problema tem despertado preocupação dos agentes de saúde do município
cárie dentária
Problema tem despertado preocupação dos agentes de saúde do município

Problema tem despertado preocupação dos agentes de saúde do município

Representantes da Associação Ontológica de Ribeirão Preto apresentaram um estudo ao Conselho Sanitário do Daerp sobre os efeitos da fluoretação na prevenção e tratamento de cáries. O estudo revelou que a média de fluoretação da água em Ribeirão Preto está dentro dos parâmetros estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde (entre 0,6 e 0,8 ppm), sendo que 80% das amostras analisadas estão dentro dos padrões.

Índice de Cáries Preocupante

Apesar dos níveis de flúor na água estarem dentro do recomendado, Ribeirão Preto apresenta índices de cáries semelhantes aos de países subdesenvolvidos, como alguns na África. A pesquisa indica um preocupante ressurgimento de cáries, com uma média de três dentes cariados em crianças de 12 anos. Esse índice é superior ao de cidades brasileiras e da região Sudeste, indicando uma situação crítica.

Superdosagem e Subdosagem: Dois Lados da Mesma Moeda

Enquanto a subdosagem de flúor não impede totalmente a prevenção de cáries (desde que haja higiene bucal adequada), a superdosagem é um fator preocupante. Embora a maioria das amostras esteja dentro dos padrões, um pequeno percentual apresenta superdosagem, e a cidade de Brodosque, próxima a Ribeirão Preto, apresenta níveis de flúor acima do recomendado. A Dra. Ana Lúcia Barilli destaca que a principal preocupação é a superdosagem ou a falta de flúor, pois ambas comprometem a prevenção de cáries.

A Dra. Ana Lúcia sugere a continuidade dos investimentos em equipamentos e melhorias na gestão do recurso humano responsável pelo tratamento da água. Apesar dos investimentos, os dados de Ribeirão Preto são os piores do Brasil, com um índice CPOD (índice de cáries) de 3,01, superior à média nacional (2,87). A situação é agravada pela falta de conscientização da população sobre a importância da higiene bucal, o que pode levar a um retrocesso na saúde bucal da cidade, semelhante ao que ocorreu na década de 80.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.