CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão terá força-tarefa entre setores de fiscalização para atuar durante os cinco dias de medidas restritivas

Comandante da GCM, Domingos Fortuna, pede mais conscientização da população
força-tarefa fiscalização Ribeirão
Comandante da GCM, Domingos Fortuna, pede mais conscientização da população

Comandante da GCM, Domingos Fortuna, pede mais conscientização da população

Ribeirão Preto inicia fase de medidas restritivas mais severas, com reforço na fiscalização.

Fiscalização Intensificada

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto, em conjunto com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Ministério Público, intensifica a fiscalização para combater aglomerações e festas clandestinas. A operação conta com horas extras para atender à demanda do período de restrições. O foco principal é achatar a curva de infecções e reduzir a ocupação de leitos de UTI.

Desafios da Fiscalização

O comércio local tem colaborado com as medidas preventivas, porém, o principal desafio são as festas clandestinas e reuniões familiares, que frequentemente ocorrem em locais de difícil acesso à fiscalização, como condomínios e chácaras. A GCM reforça as equipes para coibir essas ações e conta com o apoio do Ministério Público para medidas administrativas e criminais contra os infratores.

Denúncias e Resposta da Fiscalização

A população é solicitada a realizar denúncias através dos telefones 156 (Prefeitura), 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar). Embora o número de denúncias tenha caído inicialmente, a GCM afirma que o fluxo já está aumentando, graças à divulgação pela mídia. A resposta às denúncias pode levar tempo devido à limitação de pessoal e à grande extensão da cidade. A GCM utiliza também as redes sociais para monitorar e investigar possíveis aglomerações. A fiscalização, em alguns casos, ocorre posteriormente à denúncia, com autuação dos envolvidos pela Vigilância Sanitária, Fiscalização Geral e Ministério Público.

A colaboração da população é fundamental para o sucesso das medidas restritivas. A GCM apela para que as pessoas evitem aglomerações e festas, lembrando que o vírus não escolhe idade e que a vacinação, apesar dos avanços em Ribeirão Preto, ainda não atingiu toda a população. A possibilidade de prorrogação das medidas restritivas será avaliada pela equipe técnica, dependendo da evolução dos números de contaminação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.