Levantamento é do Conselho Federal de Medicina; em Franca a diferença foi de 61%
A pandemia de COVID-19 impactou significativamente os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina. A redução de procedimentos, exames e cirurgias eletivas foi um reflexo das medidas de contenção da doença.
Impacto nos Procedimentos Eletivos
Em 2021, o número de procedimentos eletivos no SUS permaneceu baixo. O Conselho Federal de Medicina comparou dados de 2019 e 2020, constatando uma queda de 30 milhões de procedimentos em todo o país. Essa redução se deve, em grande parte, à preocupação da população com o risco de contaminação pelo coronavírus e às medidas de restrição de acesso aos hospitais.
Situação Regional: Queda Significativa em Várias Cidades
Dados levantados pelo Conselho Federal de Medicina para algumas cidades da região demonstram a gravidade da situação. Em Ribeirão Preto, houve uma redução de 38% (3.545 cirurgias a menos), em Franca 61% (1.475 cirurgias a menos), em Araraquara 46% (526 cirurgias a menos) e em São Carlos 59% (536 cirurgias a menos) de cirurgias eletivas entre o primeiro semestre de 2019 e 2021.
Leia também
Embora a suspensão de procedimentos eletivos tenha sido necessária para preservar recursos e evitar o colapso do SUS, o Conselho Federal de Medicina alerta para a necessidade de um planejamento para retomar os atendimentos de forma segura e eficiente, garantindo o acesso da população aos exames e tratamentos necessários.


