CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão vacinou apenas 26% do grupo prioritário em campanha contra a gripe

Foram 72 mil idosos, crianças e gestantes imunizados; cidade ampliou a aplicação para a toda população
vacinação gripe
Foram 72 mil idosos, crianças e gestantes imunizados; cidade ampliou a aplicação para a toda população

Foram 72 mil idosos, crianças e gestantes imunizados; cidade ampliou a aplicação para a toda população

Iberá Preto amplia acesso à vacina contra a gripe

Campanha de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Iberá Preto anunciou a liberação da vacina contra a influenza para toda a população acima de seis meses de idade. A meta é vacinar 90% dos munícipes. A vacina está disponível em 37 salas de vacinação na cidade.

Baixa adesão preocupa autoridades

Até a sexta-feira anterior ao anúncio, a cobertura vacinal estava em 26% entre os grupos prioritários (idosos, crianças e gestantes), com cerca de 72 mil doses aplicadas. Em comparação, a cobertura nacional está em torno de 30% a 31%, indicando baixa adesão em todo o país. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanhole Passos, atribui essa baixa procura à hesitação vacinal, com algumas pessoas manifestando dúvidas ou receios infundados sobre os efeitos adversos da vacina, apesar de seu histórico de segurança e baixa reatogenicidade desde 1999.

Riscos da baixa imunização

A falta de vacinação contra a gripe pode levar a uma epidemia, especialmente considerando a mutação dos vírus e a atual circulação do vírus influenza B, principalmente entre crianças e idosos, causando internações. A influenza pode evoluir para quadros graves, como pneumonia, e até mesmo resultar em óbito. A possibilidade de tomar simultaneamente a vacina contra a gripe e a vacina bivalente contra Covid-19 (para maiores de 18 anos) é destacada, incentivando a população a aproveitar a oportunidade e se proteger contra ambas as doenças. A cobertura da vacina bivalente contra Covid-19 em idosos está em 57%, enquanto a preocupação maior se concentra na baixa cobertura vacinal contra Covid-19 em crianças menores de quatro anos.

Com a ampliação do acesso à vacina contra a gripe, a expectativa é que a população procure os postos de vacinação para se proteger contra a influenza e outras doenças respiratórias, garantindo uma melhor saúde pública para toda a comunidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.