CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão vacinou contra o sarampo menos da metade das crianças do público alvo

De acordo com a Secretaria da Saúde, o objetivo era imunizar 95% das crianças de seis meses até cinco anos de idade
vacinação sarampo crianças
De acordo com a Secretaria da Saúde, o objetivo era imunizar 95% das crianças de seis meses até cinco anos de idade

De acordo com a Secretaria da Saúde, o objetivo era imunizar 95% das crianças de seis meses até cinco anos de idade

Em Ribeirão Preto, a campanha de vacinação contra o sarampo, que terminou em [data da entrevista], atingiu apenas uma pequena parte da meta. De acordo com Mayra Fernanda Oliveira, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde do município, pouco mais de 1.500 crianças foram vacinadas, de um total estimado de 5 mil a 6 mil crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos que ainda necessitavam da vacinação completa.

Baixa adesão à campanha

Apesar de cerca de 5 mil crianças terem comparecido aos postos de vacinação, muitas já estavam com a imunização em dia. A baixa adesão à campanha preocupa as autoridades, pois deixa um número significativo de crianças suscetíveis ao sarampo. A meta de cobertura de 95% não foi alcançada, deixando uma lacuna considerável na imunização da população infantil.

Sarampo em Ribeirão Preto e a importância da vacinação

Ribeirão Preto enfrenta um surto de sarampo, com 51 casos confirmados. A doença é altamente contagiosa, podendo uma pessoa contaminar até 20 outras. A vacina tríplice viral, além de proteger contra o sarampo, também imuniza contra a caxumba e a rubéola, sendo fundamental para a saúde infantil. A coordenadora reforça a importância da vacinação completa, alertando para as graves consequências da doença.

Próximos passos e outras vacinas

A segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, direcionada à população de 20 a 29 anos, terá início em 18 de novembro e se estenderá até 30 de novembro, com atendimento especial em um sábado. A coordenadora também mencionou a falta da vacina pentavalente em todo o país, com previsão de chegada em novembro. Apesar da escassez, a vacina contra a pólio está disponível nos postos de saúde de Ribeirão Preto. A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter o calendário vacinal das crianças em dia e buscar os postos de saúde para atualização das vacinas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.