Audiência vai marcar os passos iniciais da implantação do campus; Bruno Silva comenta o assunto no ‘De Olho na Política’
Está marcada para o dia 6 de junho, Ribeirão vai realizar primeira audiência pública, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, uma audiência pública para discutir a implantação do campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na cidade. A instituição informou que essa audiência representa os passos iniciais do processo de implantação e que serão discutidos principalmente dois pontos. Após essa etapa, serão escolhidos os eixos de educação tecnológica que definirão as áreas do conhecimento a serem ofertadas no campus.
O início das obras, orçadas em mais de R$ 29,2 milhões, começou no início de 2024 no terreno que foi cedido ao IFSP, localizado na antiga fábrica da Cienê. O projeto é parte de uma parceria do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com recursos do governo federal, e é considerado importante para o município por oferecer educação de qualidade e formação de mão de obra qualificada, especialmente em áreas tecnológicas.
Contexto e avanços na implantação do campus
O processo de implantação do campus do IFSP em Ribeirão Preto já vinha sendo discutido em gestões anteriores, incluindo a administração do ex-prefeito Duarte Nogueira. A atual gestão do prefeito Ricardo Silva também tem dado atenção ao projeto, que apesar de anunciado há algum tempo, já apresenta obras em andamento desde o início do ano.
Leia também
- Instalação instituto federal franca: Prefeito de Franca vai a Brasília para ajustar detalhes sobre o Instituto Técnico Federal em Franca
- Segunda audiência pública para definir cursos do Instituto Federal de Ribeirão tem data definida
- Câmara Municipal realiza primeira audiência pública para discutir PL de diretrizes orçamentárias
Projeto Câmara na Escola aproxima jovens do Legislativo: Outro destaque recente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto é o projeto “Câmara na Escola”, que recebeu estudantes na primeira quinzena de maio. O programa promove visitas guiadas ao Legislativo, com a participação de vereadores que explicam o funcionamento da Câmara, o papel dos parlamentares e a organização dos trabalhos legislativos.
Essa iniciativa visa aproximar os jovens da política, contribuindo para a conscientização política e o fortalecimento da cidadania. Em um contexto de crise de legitimidade das instituições democráticas, projetos como esse são considerados importantes para reduzir o distanciamento da população em relação ao poder público.
Desafios de legitimidade das instituições democráticas: O comentarista Bruno Silva destacou que as câmaras municipais, em geral, enfrentam problemas de confiança e questionamentos sobre seus custos e efetividade. Esse fenômeno não é exclusivo do Legislativo, mas também atinge sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais, refletindo um distanciamento crescente da população em uma sociedade cada vez mais individualista.
Entenda melhor
O campus do IFSP em Ribeirão Preto terá foco em educação tecnológica, buscando oferecer cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho local. O projeto integra o PAC e conta com investimento federal para sua implantação.
O projeto “Câmara na Escola” é uma das estratégias adotadas pela Câmara Municipal para promover a participação política e a educação cidadã entre os jovens, contribuindo para a transparência e o fortalecimento da democracia local.