CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão vive expectativa de avançar à fase verde do Plano SP

Governo paulista divulga nova classificação na próxima segunda-feira (16). Pesquisado da Fiocruz analisa situação da cidade.
Plano SP fase verde
Governo paulista divulga nova classificação na próxima segunda-feira (16). Pesquisado da Fiocruz analisa situação da cidade.

Governo paulista divulga nova classificação na próxima segunda-feira (16). Pesquisado da Fiocruz analisa situação da cidade.

Ribeirão Preto aguarda ansiosamente a decisão do governo estadual sobre a flexibilização das medidas de restrição impostas pela pandemia. Uma nova avaliação do Plano São Paulo será divulgada na sexta-feira, e a expectativa é alta na cidade, que se encontra na fase amarela há dois meses.

Avanço para a Fase Verde: Otimismo e Cautela

A possibilidade de Ribeirão Preto avançar para a fase verde é considerada alta por Rodrigo Estable, pesquisador da Fiocruz. Segundo ele, os indicadores essenciais, como internação, número de óbitos e incidência da doença, têm apresentado queda consistente nas últimas semanas. Este cenário positivo na cidade e nas cidades da diretoria regional 13 aumenta as chances de flexibilização.

Impacto Econômico e Regras de Distanciamento

A mudança para a fase verde trará um impacto significativo para o comércio local. Lojas, shoppings, bares, restaurantes, academias e salões de beleza poderão operar com 60% da capacidade, um aumento de 20% em relação à situação atual. No entanto, Estable enfatiza a importância da manutenção das medidas de distanciamento social, uso de máscaras e demais protocolos sanitários para evitar uma possível regressão. O relaxamento dessas medidas pode levar a um aumento expressivo de casos, alerta o pesquisador.

Prevenção e Conscientização

A população de Ribeirão Preto precisa continuar atenta às medidas de segurança. O uso correto da máscara, a higienização frequente das mãos com álcool em gel e o distanciamento físico são cruciais para evitar um novo surto. A taxa de ocupação de leitos na cidade está em 31%, um número positivo, mas que não garante a estabilidade da situação. A conscientização da população é fundamental para a manutenção dos avanços conquistados e para a prevenção de um retrocesso.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.