Além de quem passeia pela feira, inovação em robótica também chama a atenção de engenheiros e estudantes
No terceiro dia do AgriShow, a tecnologia virou ponto de atração nos pavilhões. No estande da Yaskawa, robôs chamavam a atenção ao servir chopp e café aos visitantes, enquanto outras máquinas exibiam operações automatizadas que prometem transformar processos agrícolas e industriais. O repórter Lucas Falheiros detalhou as novidades em transmissão para a CBN.
Robôs que interagem com o público
O estande expôs uma variedade de robôs atuando de forma autônoma: um robô barista prepara cafés, outros servem chopp e há ainda máquinas que gravam brindes personalizados. Para criar identificação com o público, os robôs foram personalizados com chapéus de estilo caubói e oferecem atividades lúdicas para crianças, como gravar nomes em canetas. Segundo Márcio García, diretor de soluções da Yaskawa, a ideia é transformar tecnologia em atração e aproximar visitantes e estudantes da robótica.
Tecnologia aplicada à produção agrícola
Além do espetáculo, a presença da robótica no evento evidencia aplicações práticas na agroindústria: pintura, corte, desbastamento, rebarbação e soldagem robotizadas ajudam a padronizar processos e elevar a qualidade dos produtos. A empresa também demonstra estudos que combinam robótica com sistemas de visão para verificação de qualidade e o acompanhamento do ponto ideal de colheita, soluções especialmente desenvolvidas para ambientes agrícolas controlados, como estufas e cultivos de morango.
Leia também
Demonstrações virtuais e colaborativas
As apresentações incluem robôs colaborativos interagindo com o público e simulações virtuais que mostram a programação antes de migrar para a operação real. Márcio destaca que essas demonstrações ajudam empresas que buscam automatizar processos e estudantes que têm ali o primeiro contato com a tecnologia. A estreia da Yaskawa no AgriShow reforça a demanda por soluções que integrem inteligência artificial, visão computacional e automação nos campos e nas indústrias do setor.
Quem visita a feira encontra no estande uma combinação de demonstração prática e experiência interativa, com robôs que convidam a conhecer de perto como a automação pode mudar o dia a dia do campo e da indústria.



