Em 2019 foram 165 registros por falha humana e 108 no ano passado; Gestor em Segurança Viária analisa os números
Redução significativa de acidentes de moto nas rodovias de uma região foi registrada entre 2019 e 2020, mostrando uma queda de 34% em ocorrências por imprudência, como manobras arriscadas e excesso de velocidade. De 165 acidentes em 2019 para 108 em 2020, demonstra-se um impacto positivo das ações implementadas.
Parcerias e conscientização: o caminho para a segurança
O gestor de segurança viária, Fabi Ortega, atribui a redução aos resultados de parcerias com empresas e ações de conscientização. Programas com quizzes e sorteios para motociclistas focaram na importância da manutenção das motos. Além disso, melhorias na infraestrutura viária, como instalação de equipamentos de controle de velocidade, iluminação e sinalização, contribuíram para um ambiente mais seguro.
Acidentes em áreas urbanas e a pandemia
Apesar da redução geral, Ortega destaca que acidentes são mais frequentes em trechos de rodovias que cortam áreas urbanas, devido ao aumento do uso de motocicletas para entregas por delivery. A pandemia de 2020, que aumentou o tráfego de motocicletas, principalmente nos anéis viários, impulsionou a criação de campanhas de segurança viária, como o programa “Vida em Movimento”, que abordou temas de segurança e pilotagem.
Leia também
Prevenção e segurança para todos
Manter as revisões em dia, respeitar os limites de velocidade e redobrar a atenção em dias de chuva são medidas essenciais para a segurança no trânsito, não apenas para motociclistas, mas para todos os condutores. A prevenção contínua e a conscientização são fundamentais para a redução de acidentes e a promoção de um trânsito mais seguro para todos.



