CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Rodrigo Maia (DEM) articula estratégias para tentar eleger Baleia Rossi (MDB) como presidente da Câmara

Ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes
eleição Câmara presidente
Ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes

Ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes

De olho na política, a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados segue agitada. Rodrigo Maia tem articulado reuniões com líderes de partidos de oposição, como PT, PSB, PDT e PCdoB, buscando garantir votos para Baleia Rossi. Em troca, Maia tem oferecido vantagens como facilidades na aprovação de CPIs e convocação de ministros. Apesar da sinalização positiva de boa parte dos partidos, o PT ainda não definiu seu posicionamento devido ao voto de Baleia Rossi a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Enquanto isso, Arthur Lira conta com o apoio declarado de Jair Bolsonaro.

Disputa pela presidência da Câmara

A disputa pela presidência da Câmara Federal está acirrada entre Baleia Rossi e Arthur Lira. As articulações políticas se intensificaram, mesmo durante o período de festas de fim de ano. A estratégia de Baleia Rossi é garantir votos de partidos da oposição, oferecendo contrapartidas. Por outro lado, Arthur Lira conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que vê a aliança de Baleia Rossi com partidos de esquerda como um fator negativo.

Mudança de comando na Codep

Em Ribeirão Preto, a Codep (Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto) terá nova liderança em 2021. Aurélio Caado deixará a presidência, e Marini Vasconcelos, ex-secretária da administração da prefeitura, assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro. A Codep tem sido alvo de críticas por não atender sua função original de fornecimento de tecnologia à prefeitura.

Posse do prefeito de Ribeirão Preto

A posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores de Ribeirão Preto está mantida para o dia 1º de janeiro, de forma presencial, porém com restrições, mesmo com a cidade estando na fase vermelha do Plano São Paulo. Essa decisão difere da adotada por cidades como Campinas e São Paulo, que optaram por posses virtuais.

O ano de 2021 se inicia com importantes definições políticas em Brasília e mudanças administrativas em Ribeirão Preto, demandando atenção e acompanhamento.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.