Menalton Braff revela inspirações e ideias para a criação de sua nova obra ‘Tocata e fuga a quatro vozes’; confira a entrevista!
O escritor Menalton Tom Braff, gaúcho radicado em Ribeirão Preto, concedeu entrevista ao Giro CBN, onde discutiu sua trajetória literária e seu novo romance, Tocata e Fuga a 4 Vozes.
Inspiração Carcerária
A obra é inspirada nas visitas que Braff realizou a unidades prisionais da região, onde conheceu histórias de detentos e participou de projetos literários. Embora ficcionalizada, a experiência o impactou profundamente, culminando na criação de um romance com quatro narradores distintos.
Sucessos Literários e Reconhecimento
Braff já conquistou diversos prêmios literários, incluindo o Jabuti (2000) e o Machado de Assis da Biblioteca Nacional, por Além do Rio do Sino. Este último, em especial, o marcou por ser uma regressão à sua infância, revisitando a região de origem no Rio Grande do Sul. Ele também destaca outro romance, atualmente esgotado, que o satisfez pela experimentação narrativa com o fluxo de consciência.
Leia também
Ribeirão Preto: Um Refúgio
A escolha de Ribeirão Preto como cidade para viver se deu após a busca por melhor qualidade de vida, escapando do estresse de São Paulo. A proximidade com a família de sua esposa, na região, foi um fator decisivo para a mudança.
Braff finaliza a entrevista mencionando um novo projeto em andamento: um romance intitulado Os Olhos do Meu Pai, uma pequena tragédia rural, com previsão de lançamento em outubro.



