CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Roubo de veículos cresce em Barrinha

Em 2015, número de casos cresceu 63% em comparação com 2014, segundo Secretaria de Segurança Pública
Roubo de veículos
Em 2015, número de casos cresceu 63% em comparação com 2014, segundo Secretaria de Segurança Pública

Em 2015, número de casos cresceu 63% em comparação com 2014, segundo Secretaria de Segurança Pública

Uma mudança preocupante tem sido observada no cenário da criminalidade. Enquanto Ribeirão Preto registrou uma diminuição nos casos de roubos e furtos de veículos entre 2014 e 2015, algumas cidades da região experimentaram um aumento alarmante.

Aumento Alarmante em Barrinha

Barrinha, com pouco mais de 30 mil habitantes, é um exemplo notório. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, a cidade teve um aumento de 63% no número de roubos e furtos de veículos, saltando de 19 para 31 ocorrências no período analisado. A professora Maria Angelica Andrade Duarte foi uma das vítimas, tendo seu carro roubado enquanto estacionado em frente à escola onde trabalha. “Estacionei em frente ao meu local de trabalho, umas 15 para 7, quando foi 11h15 que eu saí já não estava mais”, relata a professora.

Expansão da Criminalidade na Região

Excluindo Ribeirão Preto e somando as ocorrências das 65 cidades da região, constata-se um aumento de 7% no número de roubos e furtos de veículos de 2014 para 2015. Em 2015, a média foi de 10 carros roubados por dia nessas cidades. Aristides Marquette, pesquisador do Observatório da Violência, sugere que o crime migrou e as ações policiais não acompanharam essa mudança. “Isso, no primeiro momento, dá a ideia de uma transmigração para outros lugares”, explica Marquette, ressaltando a importância de considerar o contexto da metrópole de Ribeirão Preto.

Fatores Contribuintes e a Necessidade de Ação

Marquette aponta que hábitos comuns em cidades menores, como a falta de cuidado e o costume de deixar portas abertas, facilitam os crimes. Ele enfatiza a necessidade de o Estado, através de seu poder de polícia, perceber essa nova dinâmica e agir de acordo. Além disso, ele destaca a importância de a população das cidades menores se mobilizar contra essa crescente pressão do crime, em um processo que envolve mudanças culturais.

Em Ribeirão Preto, o número de roubos e furtos de veículos caiu de 4.288 em 2014 para 2.833 em 2015, uma queda de 34%.

A situação exige atenção e medidas coordenadas para conter o avanço da criminalidade nas cidades da região.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.