Nem alarme e câmeras de monitoramento têm afastado os bandidos das residências
O medo e a insegurança se tornaram uma constante para os moradores de Barretos. Apesar da cidade figurar em rankings de segurança pública, a posição não traz alívio à população, que se sente cada vez mais vulnerável diante da crescente onda de roubos e furtos.
O Crescente Sentimento de Insegurança
Para muitos, a única alternativa é abandonar seus lares. Muros altos, cercas elétricas e arames farpados já não são suficientes para deter a ação dos criminosos. Um morador, que preferiu não se identificar, relata o desespero de ter sua casa invadida e seus pertences levados: “Levaram tudo, eletrônicos, roupas, bicicletas, material escolar dos meus filhos, bolsa da escola, aliança, joias”.
Diante da situação, a solução encontrada por ele foi deixar a residência e buscar abrigo na casa de parentes. “Não tenho segurança de deixar meus meninos aí, tenho um de 11 anos e um de 5. E às vezes ficam aí…”, desabafa, demonstrando a angústia de não poder garantir a segurança de seus filhos.
Leia também
Comerciantes Também São Alvos
A criminalidade não se restringe às residências. Comerciantes também sofrem com a violência. Recentemente, um hotel foi assaltado: “Os bandidos entraram na recepção, renderam a funcionária e fugiram levando o dinheiro em menos de um minuto”, relata o proprietário, indignado com a ousadia dos criminosos. Ele ainda destaca que os assaltantes eram menores de idade, o que agrava a sensação de impunidade e revolta.
Estatísticas Alarmantes
Os números confirmam a percepção de insegurança. No primeiro trimestre deste ano, o número de roubos em Barretos disparou 34% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os furtos também apresentaram um aumento significativo, passando de 568 para 673. Em um supermercado, um aviso na entrada proíbe a entrada de pessoas com capacete, uma medida que demonstra a tentativa desesperada de coibir a ação dos criminosos. Apesar das câmeras de monitoramento e outras medidas de segurança, o estabelecimento já foi assaltado seis vezes em dois anos.
A Polícia Militar, por meio de nota, informa que tem atuado no combate aos crimes na cidade e que tem se reunido com o Ministério Público e juízes para discutir a responsabilização de menores infratores e incidentes nos crimes.
Diante desse cenário, a população de Barretos vive sobressaltada, buscando alternativas para se proteger da crescente onda de criminalidade.



