Terceiro quarteirão bloqueado fica entre as ruas Barão do Amazonas e Cerqueira César
Uma nova interdição na rua Lafayette começa hoje às 13h e deve afetar o trânsito do centro de Ribeirão Preto. O bloqueio será no trecho entre as ruas Barão do Amazonas e Cerqueira César para sequência da implantação do corredor de ônibus do quadrilátero central.
Interdição e desvios
O trecho interditado é o terceiro quarteirão consecutivo da Lafayette a entrar em obras — já havia intervenções entre Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma e entre Visconde de Inhaúma e Tibirissá. A obra atinge pontos próximos à escola José Guimarães e à Catedral Metropolitana.
O RPmob traçou desvios para motoristas. Quem vem pela Lafayette em direção à Avenida Independência (subindo pela Gerônimo Gonçalves) deverá virar à esquerda na rua Tibirissá, seguir e depois virar à direita na Américo Brasiliense — via que já apresenta tráfego intenso desde o início das obras — e, mais à frente, virar à direita na Cerqueira César para retornar à Lafayette.
Leia também
Serviços, prazo e impactos
Segundo a administração, será feita a retirada total do asfalto para revisão de galerias e tubulações da Saep (secretaria de água e esgoto). Em seguida, o pavimento será reconstruído e, em alguns trechos, reforçado com concreto para suportar o fluxo dos ônibus por mais anos.
A operação desta etapa tem previsão mínima divulgada de cerca de 20 dias, conforme publicações oficiais nas redes sociais. O cronograma geral da obra já sofreu adiamentos: a entrega inicialmente prevista para maio foi postergada para setembro. Durante intervenções anteriores ocorreram problemas, como perfuração de tubulações que deixou comércios e residências sem água, embora alguns trechos tenham sido entregues antes do prazo — é o caso do segmento da Visconde de Inhaúma entre a General Osório e a Américo Brasiliense, e parte da Barão do Amazonas.
Outras intervenções no centro
Outra obra em curso é a restauração da Avenida Nova de Júlio, que foi retomada com nova empreiteira, a Era Técnica. As intervenções começaram ontem em um quarteirão próximo à confluência com a rua Garibaldi. Por enquanto não há novas interdições nessa área.
A CBN afirma que seguirá acompanhando os trabalhos e informando sobre desvios, alterações no cronograma e impactos no abastecimento de serviços durante as obras.



