CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabe aquela regra dos 70% para escolher etanol ou gasolina? Então… não vale mais!

Com o aumento da porcentagem do álcool na gasolina, a conta precisou ser ajustada; José Carlos de Lima Júnior explica
Preço etanol gasolina
Com o aumento da porcentagem do álcool na gasolina, a conta precisou ser ajustada; José Carlos de Lima Júnior explica

Com o aumento da porcentagem do álcool na gasolina, a conta precisou ser ajustada; José Carlos de Lima Júnior explica

A regra dos 70% para comparar o preço do etanol e da gasolina e decidir qual combustível usar, está ultrapassada. Em 2003, quando a regra surgiu, a gasolina tinha 78% de sua composição e o etanol 22%. Com a evolução tecnológica dos motores e o aumento da mistura de etanol na gasolina (atualmente em torno de 27%), a regra precisa ser atualizada.

Mudanças na composição do combustível e tecnologia dos motores

A proporção de etanol na gasolina aumentou significativamente desde 2003. Hoje, essa mistura é de aproximadamente 27,5% de etanol e 72% de gasolina. Além disso, os motores dos veículos evoluíram, alterando o consumo e o desempenho com cada tipo de combustível. Estudos apontam que a vantagem do etanol se estende até 73%, ou até mesmo 75%, dependendo da fonte consultada.

Autonomia e desempenho variam de acordo com o veículo

A autonomia do veículo varia conforme o tipo de combustível utilizado. Carros mais modernos costumam apresentar maior diferença de autonomia entre o uso de etanol e gasolina. A experiência de alguns motoristas indica que misturar pequena quantidade de gasolina ao etanol pode otimizar o consumo, mas essa prática depende do modelo do veículo e de sua tecnologia.

A nova conta para o abastecimento

A regra prática de 70/30 deixou de ser válida. O novo parâmetro a ser considerado é de aproximadamente 75% (etanol) para 25% (gasolina). Mesmo com o etanol sendo mais caro por litro em alguns casos, a maior eficiência energética faz com que, até 75%, ele seja mais vantajoso. A sustentabilidade do etanol também é um fator a ser considerado, apesar da menor autonomia em alguns veículos. A escolha do combustível ideal dependerá de cada veículo, tecnologia embarcada e hábitos de direção.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.