Medida visa desafogar a captação de água e minimizar os riscos de racionamento
Franca (SP) inicia testes de nova estação de tratamento de água
Novo sistema amplia capacidade e evita racionamento
A Sabesp, companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo, iniciou os testes da nova estação de tratamento de água do Rio Sápucaí-Mirim em Franca. A obra, localizada no Jardim Aero Porto, na zona sul da cidade, visa dobrar a capacidade de produção de água e prevenir novos racionamentos, como os enfrentados em 2022.
Testes e ajustes na estação
Segundo Alex Verones, gerente da Sabesp, os primeiros litros de água do Rio Sápucaí-Mirim já chegaram à estação. Atualmente, a companhia realiza testes de vazão e verifica possíveis vazamentos na tubulação de 22 km. Após essa etapa, serão feitos ajustes no tratamento da água para garantir a qualidade preconizada pela legislação. A zona sul, que consome de 20% a 30% da água da cidade, será a primeira a receber o abastecimento do novo sistema.
Leia também
Expectativas para o futuro
A Sabesp estima que a conclusão da obra dobre a vazão de água em Franca, prevenindo problemas em futuras estiagens. A meta é operar com 300 a 400 litros de água por segundo no primeiro semestre (30% da demanda da cidade), com capacidade total de 800 litros por segundo quando totalmente integrada ao sistema norte. Isso garante maior segurança e tranquilidade operacional, mesmo em caso de manutenção de um dos sistemas. A conclusão da obra representa alívio para a cidade, que no ano passado sofreu quase 40 dias de racionamento devido à maior crise hídrica dos últimos 90 anos.



