Keila Ramos de Souza e Danielle Garces Trambini, alunas da USP, falam sobre o projetos de reciclagem importantes de universidade
O que acontece com o nosso lixo depois que o jogamos fora? Muitas vezes, não temos ideia do caminho percorrido por um simples tubo de pasta de dente ou uma cartela de comprimidos vazia. Mas esses materiais podem ser transformados em algo útil, como móveis e até cadeiras de rodas, graças a iniciativas como o projeto da USP Ribeirão Preto.
Reciclagem de Tubos de Pasta de Dente: Do Lixo a Móveis
Keyla Ramos de Sousa, aluna de Odontologia e bolsista do programa USP Recicla, explica que os tubos de pasta de dente, compostos por 75% de polietileno (plástico) e 25% de alumínio, demoram de 200 a 400 anos para se decompor. O projeto incentiva a coleta desses tubos em pontos estratégicos da universidade e na comunidade (farmácias, igrejas, escolas), encaminhando-os para empresas de reciclagem como a Ecofor. Após triagem, lavagem e picagem, o material é transformado em placas que servirão de matéria-prima para a fabricação de diversos produtos, de móveis a telhas ecológicas.
Destino Correto de Medicamentos e Blisters
Daniela Garcestrambini, também aluna de Odontologia e bolsista do projeto, destaca a importância do descarte correto de medicamentos. O Brasil é um grande consumidor de remédios, e a falta de orientação sobre o descarte adequado gera problemas ambientais e de saúde. O descarte inadequado de antibióticos, por exemplo, contribui para o surgimento de superbactérias, enquanto o descarte de anticoncepcionais na rede de esgoto afeta a vida aquática. A solução? Descartar medicamentos vencidos ou em excesso em caixas de coleta disponíveis em farmácias de grandes redes e postos de saúde.
Leia também
Um Futuro Mais Sustentável
A conscientização sobre o descarte correto de resíduos é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. Iniciativas como o projeto da USP Ribeirão Preto demonstram que é possível dar um novo destino a materiais que, muitas vezes, são descartados de forma inadequada, transformando lixo em recursos e minimizando o impacto ambiental.



