CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sacramentado! Câmara de Ribeirão aprova repasse de R$ 70 milhões ao Pró-Urbano

Segunda votação do projeto de repactuação do contrato teve o mesmo placar da primeira, 13 vereadores contra e 9 a favor
Pró-Urbano
Segunda votação do projeto de repactuação do contrato teve o mesmo placar da primeira, 13 vereadores contra e 9 a favor

Segunda votação do projeto de repactuação do contrato teve o mesmo placar da primeira, 13 vereadores contra e 9 a favor

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou, em sessão realizada na noite de quinta-feira, o repasse de R$ 70 milhões à empresa de transporte público ProUrbano. A votação final, com placar de 13 votos a 9, encaminha o projeto para sanção do prefeito.

Reajuste Financeiro e Melhorias na Frota

De acordo com a prefeitura, o repasse visa reequilibrar financeiramente o contrato de concessão do transporte público, assinado em 2012 e revisado após análise de prejuízos milionários, agravados pela pandemia. O acordo prevê a troca de metade da frota de ônibus até o fim de 2024 e a suspensão de ações judiciais entre as partes.

Mudança de Votos e Justificativas

A aprovação ocorreu após a rejeição do projeto em outubro (11 votos a 11). A mudança no placar se deve à posse de novos vereadores, André Trindade e Delegado Neto, que votaram a favor. Trindade justificou seu voto afirmando que o repasse era necessário, considerando três cenários: a prefeitura assumir o transporte público, aumentar as tarifas ou a empresa abandonar o serviço. Ele destacou o prejuízo causado pela redução de passageiros durante a pandemia.

Fiscalização e Participação Popular

Apesar da aprovação, o vereador Luiz Antônio França criticou a falta de discussão com a sociedade sobre o projeto. Ele pretende incentivar a criação de uma associação de usuários para acompanhar o serviço e a implementação de melhorias. A primeira parcela do repasse deve ser feita ainda em novembro.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.