Segundo a Secretaria, há um planejamento técnico com ações que foram executadas antes do começo desse período
Com a estiagem prolongada e a ausência de previsão de chuvas significativas na região, autoridades de Ribeirão Preto se mobilizam para minimizar os impactos da falta d’água.
Ações da SAEP para evitar desabastecimento
A SAEP (Sociedade de Abastecimento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) divulgou nota à Secretaria de Água, comunicando as ações realizadas para evitar o desabastecimento na cidade. De acordo com a nota, um planejamento técnico com ações preventivas e emergenciais foi executado antes mesmo do início da estiagem, garantindo o fornecimento de água para toda a cidade. As ações foram divididas por regiões, com base em estudos técnicos e manutenções no sistema de abastecimento.
Impacto do inverno atípico
O inverno atípico, com temperaturas elevadas, tem aumentado o consumo de água, o que pode causar falta d’água pontual em algumas áreas. A SAEP destaca a importância da captação subterrânea em Ribeirão Preto através de postos artesianos, mas alerta para a necessidade de economia de água, principalmente em cidades com captação superficial.
Leia também
Conscientização e economia de água
Em tempos de estiagem prolongada, é fundamental que a população de Ribeirão Preto economize água e evite desperdícios para garantir o abastecimento para todos. Ações de conscientização são importantes para que a população entenda a gravidade da situação e colabore com a preservação deste recurso essencial.



