São estimados 306,4 milhões de toneladas, número é 13 milhões de toneladas menor que a anterior; mudanças climáticas é motivo
Safra de Grãos 2023-2024: Projeção Revisada para Baixo
A projeção para a safra de grãos 2023-2024 sofreu nova redução, atingindo 306,4 milhões de toneladas. Isso representa uma queda de 13 milhões de toneladas em comparação à safra anterior. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as chuvas irregulares e o calor excessivo na região central do país são os principais responsáveis pelo atraso no plantio e pela redução da produtividade.
Impacto por Cultura
A soja, principal cultura brasileira, deve apresentar uma produção de 155 milhões de toneladas, 5 milhões a menos que a última estimativa, porém superior aos 154 milhões de toneladas da safra 2022-2023. Já o milho terá uma produção estimada em 117 milhões de toneladas, representando uma redução de 10% em relação ao ciclo anterior, devido à menor área plantada e à piora no rendimento. O arroz, por outro lado, apresenta perspectiva positiva, com estimativa de produção de 10,8 milhões de toneladas, 7% acima da safra passada, impulsionado pelos preços que incentivaram o aumento da área plantada. A produção de feijão deve se manter estável em relação à safra anterior, com expectativa de colheita máxima de 3 milhões de toneladas.
Cana-de-açúcar e Perspectivas Futuras
Para a cana-de-açúcar, principal atividade agrícola da região de Ribeirão Preto, a previsão é otimista. A Conab estima uma produção de 677 milhões de toneladas para a safra 2024-2025, um aumento de cerca de 10% em relação à safra 2022-2023. Esse crescimento é atribuído ao aumento da área plantada e ao clima favorável no Centro-Sul do país. Apesar do cenário positivo para a cana, a preocupação com as condições climáticas e seus impactos na produção agrícola permanece.
Leia também
Apesar das incertezas climáticas que impactam a produção de diversos grãos, o setor acompanha de perto as projeções e busca estratégias para mitigar os efeitos negativos. Acompanhe as atualizações diárias para se manter informado sobre as novas perspectivas do agro.