Safra de laranja recua com impacto de clima seco e avanço do greening
Giro do Agro, com oferecimento Copercana.
Revisão da Estimativa da Safra de Laranja
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) revisou a previsão da safra 2025/2026 para 294 milhões de caixas de laranja de 40 kg no cinturão citrícola do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro. Esta nova estimativa representa uma redução de 3,5% em relação à pesquisa realizada em setembro, que indicava uma produção de aproximadamente 310 milhões de caixas.
Impacto do Clima e Greening
De acordo com o Fundecitrus, a principal razão para essa diminuição é a redução do tamanho dos frutos, influenciada pela escassez de chuvas. Guilherme Rodrigues, coordenador da pesquisa de estimativa de safra do Fundecitrus, destacou o aumento na taxa de queda dos frutos, que passou de 22% para 23%, devido à maior incidência e severidade do Greening, além de condições climáticas adversas, como ventos atípicos em setembro, com rajadas de até 90 km/h, especialmente na região de Avaré.
Leia também
Condições Climáticas e Peso dos Frutos
Rodrigues também ressaltou que as condições climáticas desfavoráveis impactaram o crescimento das frutas, resultando em uma diminuição do peso médio de 158 gramas para 154 gramas. Entre maio e novembro, o parque citrícola registrou chuvas 20% abaixo da média histórica, com um déficit ainda maior em setembro, atingindo 70%. Essa escassez de chuvas durante o período de colheita afetou o peso dos frutos e, consequentemente, a projeção final da safra.
A severidade média do Greening no cinturão citrícola aumentou de 29% em 2024 para 22,7% em 2025, resultando em uma redução de 35% no potencial produtivo. A pesquisa de estimativa da safra é conduzida pelo Fundecitrus em parceria com a Unesp.
Acompanhamos de perto os desdobramentos do setor, trazendo informações atualizadas sobre o agro.