CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Safra recorde de café pode aliviar preços ao consumidor em 2026

Produção brasileira deve chegar a quase 66 milhões de sacas, segundo a Conab, impulsionada por clima favorável e avanço tecnológico
café
Produção brasileira deve chegar a quase 66 milhões de sacas, segundo a Conab, impulsionada por clima favorável e avanço tecnológico

A produção brasileira de café pode atingir um novo recorde na safra de 2026. De acordo com o primeiro levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve produzir cerca de 66 milhões de sacas beneficiadas, volume quase 18% maior que o registrado em 2025.

Segundo a Conab, o crescimento está ligado à ampliação da área cultivada, estimada em quase 5%, além de condições climáticas mais favoráveis e da adoção de tecnologias e boas práticas de manejo nas lavouras. O cenário mais positivo também contrasta com os últimos anos, marcados por seca em importantes regiões produtoras.

Para o consumidor, a expectativa é de alívio no bolso. O produtor da Alta Mogiana, Gabriel Afonso Lancha, afirmou que a perspectiva de safra recorde já provocou queda nos preços do café na região e que, nos próximos meses, a maior oferta tende a chegar às gôndolas.

Ouça a coluna Giro do Agro e acompanhe a análise completa sobre os impactos da safra no mercado e no preço do cafezinho.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.