Mudanças foram anunciadas na tarde de segunda-feira (23); os dois técnicos têm breve trajetória em equipes profissionais
O Botafogo de Futebol e Regatas anunciou nesta segunda-feira (23) a contratação de Paulo Baier como novo treinador da equipe. A notícia veio à tona após a demissão de Leandro Zago, comunicada no início da tarde. A troca de técnicos foi rápida e eficiente, com o anúncio da chegada de Baier apenas algumas horas depois da saída de Zago.
Comparação entre Zago e Baier
Leandro Zago deixa o Botafogo com um aproveitamento de 47%, fruto de 22 jogos, nove vitórias, quatro empates e nove derrotas. Já Paulo Baier, apesar de ter dirigido menos equipes em sua carreira, possui um currículo que inclui passagens por clubes como Toledo, Próspera, Brusque, Criciúma e São José. No Criciúma, seu maior desafio até então, obteve um aproveitamento de 50%, com 26 partidas, 11 vitórias, seis empates e nove derrotas, chegando às oitavas de final da Copa do Brasil e à segunda fase da Série C.
Experiência de Baier e desafios no Botafogo
Baier, de 47 anos, teve uma longa e vitoriosa carreira como jogador, passando por clubes como Juventude, Atlético Mineiro, Vasco e Palmeiras. Sua experiência como treinador, embora menor que a de Zago em número de jogos, inclui a missão de salvar o São José do rebaixamento no Campeonato Gaúcho, onde conseguiu três vitórias, um empate e uma derrota em cinco jogos. Agora, no Botafogo, o desafio é alcançar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Ele se apresentará ao elenco no Estádio Santa Cruz e sua entrevista oficial está prevista para o final da tarde desta segunda ou na manhã de terça-feira.
Mudanças na comissão técnica
Junto com Baier chega o auxiliar técnico Luciano Almeida. Por outro lado, Zago deixa o clube acompanhado do auxiliar técnico Miguel Pila e do preparador físico Márcio Henriquez. A rápida troca de comando demonstra a busca do Botafogo por resultados imediatos e a aposta em um treinador com experiência em campo e desafios recentes no cenário estadual. A expectativa é que Baier consiga imprimir seu estilo e levar o time a melhores resultados na Série C.



