CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba como começar janeiro com as contas equilibradas

IPTU, IPVA, material e matrícula escolar... especialista dá dicas de como pagar as despesas sem entrar no vermelho
contas equilibradas
IPTU, IPVA, material e matrícula escolar... especialista dá dicas de como pagar as despesas sem entrar no vermelho

IPTU, IPVA, material e matrícula escolar… especialista dá dicas de como pagar as despesas sem entrar no vermelho

O início do ano costuma ser marcado por uma série de despesas, como IPTU, IPVA e matrículas escolares. Muitos consumidores ficam de olho nos descontos oferecidos para pagamento à vista, mas nem sempre é possível arcar com tudo de uma vez.

Buscando alternativas para quitar as contas

De acordo com o consultor financeiro Leonardo Facchini, a melhor estratégia é buscar recursos extras antes de recorrer a empréstimos. Ele sugere explorar alternativas como a venda de itens sem uso, como roupas ou brinquedos, através de sites e aplicativos online. “Às vezes a gente não dá valor, mas a gente sempre tem roupas que a gente não está usando”, afirma Facchini. Somente após esgotar outras opções, o empréstimo bancário deve ser considerado.

Facilidades de pagamento e planejamento financeiro

O governo e prefeituras frequentemente oferecem opções de parcelamento do IPTU e IPVA, facilitando o pagamento. Facchini destaca a importância da organização financeira e do planejamento a longo prazo. Ele recomenda que, se o pagamento à vista não for possível, se faça um planejamento para o ano seguinte, poupando mensalmente um valor equivalente à dívida, dividido em 12 parcelas. Quem recebeu o décimo terceiro salário pode aproveitar os descontos para pagamento à vista de impostos.

Investindo no futuro

Para aqueles que estão com as finanças em dia, o consultor aconselha a investir em seu futuro financeiro. Ele destaca a importância de começar a poupar desde cedo, mesmo que seja um valor pequeno, e buscar conhecimento sobre investimentos para fazer o dinheiro render. A dica principal é evitar o vermelho para não acumular juros altos. O planejamento financeiro, segundo Facchini, é fundamental para garantir a tranquilidade financeira a longo prazo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.