Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’, com Cristina Trovó
Em tempos de contenção de gastos, planejar a ceia de Natal pode ser um desafio. Mas com as dicas certas, é possível economizar sem abrir mão de uma refeição saborosa e nutritiva. A seguir, confira sugestões para otimizar seus gastos na ceia natalina.
Planejamento é a chave
O primeiro passo para economizar é o planejamento. Faça uma lista de convidados para ter uma ideia da quantidade de comida necessária. Homens tendem a comer mais que mulheres, e adultos mais que crianças. Com a lista em mãos, faça orçamentos em diferentes mercados, pois nem sempre o mesmo local terá os melhores preços em todos os itens. Dividir as compras em dois ou três estabelecimentos pode ser uma boa estratégia.
Aperitivos e Entradas Inteligentes
Para o aperitivo, uma caponata de berinjela com torradas é uma opção econômica e saborosa. Evite castanhas em excesso, pois são caras e calóricas. Substitua-as por damasco seco ou uva passa. Na entrada, aposte em uma salada colorida com frutas como manga, azeitonas e pimentões. Evite frituras e pratos com bacalhau, que está com preço elevado.
Prato Principal Econômico
O prato principal costuma ser o item mais caro da ceia. Se a ceia for para poucas pessoas, opte por um frango, que é mais em conta que o peru ou chester. O pernil e o lombo são alternativas com custo mais acessível. Evite exagerar na variedade de carnes, escolhendo no máximo dois tipos. Para acompanhar, salpicão, arroz temperado, cuscuz de legumes e farofa são ótimas opções.
Sobremesas Festivas e Acessíveis
Na hora da sobremesa, não se preocupe excessivamente com dietas, a não ser que haja restrições médicas. Um creme de papaia, pudim de ameixas ou salada de frutas são opções saborosas e com bom custo-benefício. O importante é consumir com moderação.
Com planejamento e escolhas inteligentes, é possível celebrar o Natal com uma ceia farta, saborosa e que cabe no seu bolso.