A Biotech informou que a vacina apresenta ótimos resultados e garante que os voluntários não apresentaram efeitos colaterais
Uma nova esperança na luta contra a Covid-19 surge com o desenvolvimento de uma vacina nasal, que pode estar disponível ainda este ano. Testes clínicos com cerca de 4.000 voluntários foram concluídos, sem relatos de efeitos colaterais significativos até o momento.
Vacina Nasal: Mais Proteção?
Em entrevista, o professor e pesquisador da Unesp, Vitor Valente, explicou que a vacina nasal difere das injetáveis por sua capacidade de proteger melhor as vias respiratórias, o principal ponto de entrada do vírus. Estudos indicam que ela apresenta resposta imunológica mais robusta, com potencial para maior proteção dos pulmões. Isso contrasta com as vacinas injetáveis, que, embora eficazes, não garantem o mesmo nível de controle da doença, com casos de infecção mesmo após múltiplas doses.
Avanço da Pesquisa e Próximos Passos
O processo de desenvolvimento da vacina nasal, embora menos acelerado que o de outras vacinas devido a menor investimento, concluiu as fases 1 e 2, focadas na segurança. A fase 3, atualmente em andamento, concentrar-se-á na avaliação da proteção, comparando os resultados com um grupo placebo. A expectativa é que, caso os resultados sejam positivos, seja necessária apenas uma dose anual ou a cada dois anos, ou até mesmo uma única dose para imunização completa.
Disponibilidade e Custo
A disponibilidade da vacina no Brasil dependerá da aprovação da Anvisa, após a conclusão da fase 3 e análise dos dados. Embora não haja uma previsão exata, há estimativas de que ela possa ser aplicada ainda em 2023. Quanto ao custo, espera-se que seja um pouco mais elevado que o das vacinas injetáveis, devido à complexidade do desenvolvimento. A vacina nasal pode ser uma opção adicional para quem já completou o ciclo vacinal ou para aqueles que ainda não foram imunizados, sem contraindicações relatadas até o momento. Vale ressaltar a importância de manter a vacinação em dia com as vacinas disponíveis, enquanto se aguarda a aprovação da vacina nasal.



