CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba como o agronegócio deve se comportar com a queda do dólar e o alívio da tensão entre Rússia e Ucrânia

Ouça no 'CBN Agronegócio' desta quarta-feira (16) com o José Carlos de Lima Júnior
agronegócio dólar guerra
Ouça no 'CBN Agronegócio' desta quarta-feira (16) com o José Carlos de Lima Júnior

Ouça no ‘CBN Agronegócio’ desta quarta-feira (16) com o José Carlos de Lima Júnior

O recuo da Rússia na Ucrânia acende um sinal de alívio para o agronegócio brasileiro.

Impacto no setor de fertilizantes

A guerra entre Rússia e Ucrânia gerou impactos significativos no setor de fertilizantes, afetando desde grandes plantações de soja, milho e cana até a agricultura familiar. A Rússia e a Europa Ocidental são grandes fornecedoras de fertilizantes para o Brasil, e a tensão geopolítica elevou os preços. Com o recuo russo, espera-se uma redução na pressão sobre os custos de produção.

Influência na economia brasileira

A situação internacional também impactou o valor do dólar e do petróleo. A queda do dólar, que chegou a atingir cerca de R$ 5,70, é vista como positiva para a economia brasileira, principalmente na importação de alimentos. Embora o preço do petróleo permaneça alto, o impacto é menor do que se a tensão geopolítica continuasse elevada.

Perspectivas futuras

A visita do presidente Bolsonaro à Rússia também foi mencionada, com destaque para o alívio gerado pela busca de soluções diplomáticas. Apesar dos desafios políticos internos, a expectativa é que a redução da tensão internacional contribua para um cenário econômico mais favorável ao agronegócio brasileiro, amenizando os impactos negativos e permitindo uma retomada gradual da estabilidade.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.