Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre
O consumo excessivo de açúcar tem sido associado a diversos problemas de saúde, como ganho de peso, hipertensão, certos tipos de câncer e diabetes. Diante da qualidade dos alimentos e dos hábitos alimentares atuais, muitos especialistas alertam para o consumo abusivo de açúcar pela população.
Recomendação Oficial nos Estados Unidos
Recentemente, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, recomendou pela primeira vez um limite diário para o consumo de açúcar. A meta é limitar o açúcar adicionado a não mais de 10% das calorias diárias. Para pessoas com mais de 3 anos, isso significa não ingerir mais do que 12 colheres de chá, ou cerca de 50 gramas de açúcar por dia, o que equivale aproximadamente à quantidade encontrada em uma lata de refrigerante.
Açúcar Oculto em Alimentos Surpreendentes
Embora seja fácil identificar a presença de açúcar em refrigerantes, biscoitos e doces, ele também está presente em alimentos considerados saudáveis, como iogurtes light, granola e pães integrais, além de condimentos como ketchup e molhos para massas e saladas. O Dr. Frank Hu, professor de Nutrição e Epidemiologia da Harvard University, ressalta que há muito açúcar escondido em nossos alimentos, e não apenas naqueles que são tradicionalmente doces. A Dra. Susan Mann, do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição do FDA, complementa que, ao vermos imagens de frutas em rótulos de iogurtes, por exemplo, pode haver uma pequena quantidade da fruta e uma grande quantidade de açúcar adicionado.
Leia também
Diretrizes e Estudos Sobre o Consumo de Açúcar
Um estudo publicado na revista The Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics revelou que as pessoas superestimam a quantidade de açúcar em produtos que listam açúcar adicionado, o que as tornaria menos propensas a comprá-los. A Organização Mundial da Saúde (OMS) endossa um limite de 10% de açúcar, excluindo os presentes em frutas frescas, vegetais e leites, e incentiva a busca por um limite ainda menor, de 5% da ingestão calórica diária, para obter melhores benefícios à saúde. A Associação Americana do Coração também recomenda limites mais rígidos, sugerindo que mulheres consumam cerca de 100 calorias por dia em açúcares adicionados (cerca de 6 colheres de chá) e homens não mais do que 150 calorias. O FDA recomenda que crianças entre 1 e 3 anos não consumam mais do que 25 gramas de açúcar por dia, o equivalente a 5 colherinhas de chá.
Um estudo da OMS no Brasil revelou que os brasileiros exageram no consumo de açúcar, alertando para a grande quantidade de açúcar oculto em alimentos industrializados, inclusive salgados. Uma dica do professor de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, que participou do estudo da OMS no Brasil, é verificar a lista de ingredientes: se o açúcar aparecer em primeiro ou segundo lugar, o produto contém muito açúcar. Assim como nos acostumamos ao sal, podemos reeducar nosso paladar para apreciar menos açúcar, promovendo uma vida mais saudável.