Assistente do Desenvolvimento Rural de Ribeirão Preto, Ricardo Bruxellas Ribeiro, traz orientações. Confira!
Prejuízos causados por agrotóxicos a abelhas preocupam produtores rurais
Ações da Secretaria da Agricultura
A Secretaria da Agricultura atua auxiliando os agricultores a realizarem seus cadastros corretamente. Dessa forma, em situações de emergência como a mortandade de abelhas, os produtores estão protegidos contra perdas, embora os danos ambientais sejam difíceis de quantificar. O trabalho também envolve orientar os apicultores sobre os procedimentos a serem tomados em casos de contaminação.
Orientação aos Apicultores e Investigação
A orientação aos apicultores é crucial para a apuração dos danos. Ao fornecerem informações relevantes, os apicultores contribuem para a investigação e a identificação dos responsáveis. Após o incidente ocorrido no último domingo, a equipe da Defesa Agropecuária coletou amostras no apiário para análise no Instituto Biológico. Todo o processo de análise é gratuito, oferecido pela Secretaria da Agricultura, e a equipe se desloca ao local em até 24 horas para avaliação.
Leia também
Prevenção de Novos Danos
O objetivo principal é evitar novos danos causados por agrotóxicos, que afetam a saúde, a natureza e o ecossistema como um todo. A Secretaria da Agricultura busca promover a comunicação entre produtores rurais e apicultores para minimizar os conflitos e prevenir situações semelhantes. A expectativa é que as investigações identifiquem os responsáveis pelos danos e impeçam novas mortandades de abelhas.



