CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba como receber adicional após antecipação do auxílio-doença

Fila de pedidos análise aumentou com a pandemia e beneficiários aguardam pagamento. Veja dicas com o economista Hilário Bocchi.
auxílio doença antecipação
Fila de pedidos análise aumentou com a pandemia e beneficiários aguardam pagamento. Veja dicas com o economista Hilário Bocchi.

Fila de pedidos análise aumentou com a pandemia e beneficiários aguardam pagamento. Veja dicas com o economista Hilário Bocchi.

A pandemia de 2020 causou um aumento significativo no número de pedidos de benefícios previdenciários, sobrecarregando o sistema e gerando atrasos na análise dos processos. Milhares de segurados independentes aguardam respostas sobre seus pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição, idade ou especial, enquanto aqueles que receberam antecipação do auxílio-doença atrásra esperam a complementação.

Atrasos na Análise de Benefícios

O acúmulo de processos na Previdência Social é um problema antigo, agravado pela pandemia. As filas, antes físicas, atrásra são virtuais, mas a demora na análise persiste. O prazo legal para análise é de 45 dias, mas na prática, o tempo de espera pode se estender por meses, dependendo do tipo de benefício.

Benefícios Proporcionais e Integrais

O cálculo do valor do benefício de aposentadoria por invalidez sofreu alterações. Agora, existem benefícios proporcionais (a partir de 60% da média salarial) e integrais (100% da média). Trabalhadores com doenças ou lesões relacionadas ao trabalho têm direito ao benefício integral. A diferença entre os dois tipos de benefício pode chegar a 40%, além de outros prejuízos, como a falta de depósito de garantia durante o afastamento e a menor estabilidade no retorno ao trabalho.

Recursos e Reclamações

Para aqueles que tiveram seus pedidos de benefícios negados ou que discordam do valor recebido, o recurso na Previdência Social ou uma revisão judicial são as opções disponíveis. A comprovação de que a doença é de origem ocupacional pode ser um desafio, muitas vezes necessitando de auxílio jurídico. Embora o prazo para revisão seja de 10 anos, a necessidade de amparo imediato para quem está incapacitado reforça a urgência na resolução desses casos. A demora na análise dos benefícios gera prejuízos financeiros e emocionais para os segurados, podendo levar a ações judiciais por danos morais e materiais.

A complexidade do sistema previdenciário, somada à falta de estrutura e recursos, contribui para os atrasos na análise dos benefícios. A comparação entre a agilidade na cobrança de impostos e a lentidão no pagamento de benefícios evidencia a necessidade de melhorias no sistema para garantir o acesso justo e ágil aos direitos previdenciários.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.