Ouça a coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’, com Hilário Bocchi
A Previdência Social garante benefícios como salário-maternidade, seguro-desemprego, auxílio-doença, salário-família e aposentadorias. Mas como acessá-la?
Quem pode contribuir?
A Previdência Social funciona por meio de contribuições. Quem contribui tem direito aos benefícios. A contribuição é aberta a todos, independentemente de sua atividade profissional, incluindo aqueles que não possuem renda formal.
Tipos de segurados
Existem segurados obrigatórios (com contribuição obrigatória por exercerem atividade remunerada) e segurados facultativos (que contribuem por vontade própria, como donas de casa, estudantes etc.). Entre os segurados obrigatórios, há diversas categorias: empregados urbanos e rurais, domésticos, trabalhadores autônomos (de microempreendedores individuais a grandes empresários), segurados especiais (trabalhadores em regime de economia familiar, avulsos, servidores públicos e aposentados que retornam ao trabalho).
Leia também
Contribuições e carência
Para ter direito aos benefícios, é necessário cumprir períodos de carência, que variam conforme o benefício. A duração da contribuição para manter os direitos também depende do benefício em questão. Nos próximos programas, detalharemos cada categoria de segurado, esclarecendo dúvidas sobre como contribuir e se filiar à Previdência Social. Para participar da discussão, entre em contato pelo WhatsApp (9643 9050) ou e-mail (ouvintearroba.cbnribeirão.com.br).