Gelson Genaro, alerta os responsáveis com os cuidados que devem ser tomados e explica como tratar a doença; ouça a entrevista!
A intoxicação por plantas em animais de estimação é um problema frequente, como destaca o especialista em bem-estar animal Gelson Genaro. Em entrevista, ele alerta para os riscos e orienta os tutores sobre como agir em casos de emergência.
Plantas Tóxicas e os Riscos para Animais
Diversas plantas comuns em jardins e até mesmo em vasos dentro de casa podem ser tóxicas para cães e gatos. Algumas delas incluem comigo-ninguém-pode, jiboia, hortênsia, mamona e comigo-ninguém-pode, entre muitas outras. Filhotes, por inexperiência, e animais que buscam induzir o vômito ingerindo ervas, são mais propensos a acidentes. A gravidade da intoxicação varia desde queimaduras na boca até convulsões e morte.
Como Agir em Caso de Intoxicação
Gelson Genaro enfatiza a importância de conhecer a rotina do veterinário, incluindo horários de atendimento e plantões. Recomenda-se lavar a boca do animal, coletar amostras da planta ingerida (se possível) e procurar atendimento veterinário imediatamente. O especialista alerta contra o uso de leite, um mito popular que não ajuda na desintoxicação e pode até piorar a situação. O carvão ativado pode auxiliar, mas sua administração requer conhecimento e, portanto, é melhor deixá-lo a cargo do veterinário.
Leia também
Prevenção e Cuidados Adicionais
A prevenção é crucial. Identifique e isole plantas tóxicas do alcance dos animais. A ingestão de grama por cães e gatos é geralmente inofensiva, desde que se trate de grama saudável e não contaminada com substâncias tóxicas ou plantas nocivas. Oferecer grama adequada em um vaso pode ser benéfico para o trânsito intestinal, especialmente para gatos que ingerem muito pelo. Em caso de dúvida, a orientação de um veterinário é fundamental. A rapidez na procura por atendimento médico veterinário é crucial, pois a gravidade da intoxicação pode evoluir rapidamente, em alguns casos, em questão de minutos.
Em suma, a prevenção, o conhecimento da rotina do veterinário e a ação rápida em caso de ingestão de plantas tóxicas são essenciais para garantir a segurança dos animais de estimação. Lembre-se: a saúde do seu pet depende de você!