CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba em quais crimes é possível pagar fiança

Em alguns casos, infrator consegue responder ao processo em liberdade caso pague valor determinado pela Justiça
crimes pagar fiança
Em alguns casos, infrator consegue responder ao processo em liberdade caso pague valor determinado pela Justiça

Em alguns casos, infrator consegue responder ao processo em liberdade caso pague valor determinado pela Justiça

Determinar o ‘peso’ de um crime e a gravidade de uma infração é uma tarefa complexa, que vai além dos artigos da legislação e suas respectivas penas. A definição do valor de uma fiança, por exemplo, envolve uma análise contextual e pode gerar questionamentos sobre a justiça e a proporcionalidade.

A Definição do Valor da Fiança

A responsabilidade por definir o valor da fiança recai sobre diferentes autoridades, dependendo da pena prevista para o crime. Em casos de detenção ou reclusão de até quatro anos, o delegado responsável pela ocorrência é quem determina o valor. Para penas superiores, essa atribuição passa para o juiz. Segundo o delegado João Osins, do Denter 3, não existe uma tabela fixa para cada tipo de crime, mas sim uma avaliação dentro de um contexto específico.

Crimes Iguais, Fianças Diferentes?

A ausência de uma tabela predefinida levanta a questão: por que crimes aparentemente iguais podem ter valores de fiança diferentes? Ou, inversamente, infrações distintas podem receber a mesma fiança? Casos recentes ilustram essa complexidade. Um homem preso por receptação no bairro Marinseque foi liberado após pagar R$ 900 de fiança. Em outro caso, Fabíola, presa por dano qualificado após quebrar o vidro de um posto de saúde, teve a mesma fiança arbitrada. A semelhança nos valores, segundo o delegado Osins, reside no fato de que ambos foram fixados no mínimo legal, já que as penas se aproximam e estão no limite de até quatro anos.

A Perspectiva Jurídica e o Destino da Fiança

Para o jurista Heráclito Mocinho, os valores aplicados nos dois casos mencionados estão corretos, mesmo que a percepção comum atribua pesos diferentes aos crimes. Ele argumenta que a decisão da autoridade policial está em conformidade com o Código de Processo Penal. O valor da fiança, por sua vez, tem como objetivo auxiliar nas despesas judiciais do processo. Caso o réu não seja condenado, o valor é devolvido com juros e correção monetária.

A determinação do valor da fiança é um processo multifacetado, que busca equilibrar a lei, o contexto do crime e a proporcionalidade da medida.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.