Nesta terça-feira é celebrado o dia da biblioteca
Em entrevista à CBN, o Padre Euclides Fatu, presidente da Biblioteca Padre Euclides em Ribeirão Preto, discorreu sobre os desafios enfrentados pela instituição, que completa 116 anos em 3 de maio.
Um Patrimônio em Risco
Fundada em 1907 e mantida pela Sociedade Legião Brasileira de Civismo e Cultura, a biblioteca, um importante marco histórico de Ribeirão Preto, sobrevive exclusivamente de doações e rendimentos de alguns imóveis comerciais. Sem repasses públicos, a instituição enfrenta sérias dificuldades financeiras, correndo o risco de fechar as portas.
A Importância da Biblioteca Padre Euclides
Com um acervo de 18.000 exemplares, a biblioteca atende um público eclético, sendo 85% composto por estudantes do ensino médio e universitário. O Padre Euclides destaca a importância da biblioteca como espaço de formação cultural e cidadã, ressaltando a impossibilidade de substituição total das bibliotecas físicas pela internet, devido à restrição de acesso a algumas obras online. A biblioteca também desempenha um papel fundamental na preservação da memória local, oferecendo um espaço de aprendizado e atividades culturais.
Um Apelo à Comunidade
Diante da situação financeira crítica e da ausência de apoio público, o Padre Euclides faz um apelo à comunidade para que se engaje na preservação da biblioteca. Ele convida a população a utilizar o espaço, a contribuir financeiramente e a se unir em uma rede de apoio que busque parcerias com a iniciativa privada. A falta de recursos coloca em risco não apenas a Biblioteca Padre Euclides, mas também o acesso à cultura e à informação em Ribeirão Preto, uma vez que outras bibliotecas da cidade também enfrentam dificuldades e a Altino Arantes está temporariamente fechada para reforma.



