Ouça a coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’, com Hilário Bocchi Jr.
O uso do computador se tornou onipresente em nossas vidas, permeando o trabalho, o lazer e até mesmo a forma como nos relacionamos. Mas qual a relação entre essa ferramenta indispensável e a Previdência Social?
A Ergonomia no Ambiente de Trabalho Digital
O computador, apesar de suas inúmeras vantagens, também apresenta desafios. A má postura, a digitação incorreta e a falta de ergonomia no ambiente de trabalho podem gerar lesões por esforço repetitivo (LER), ou, como são chamadas quando relacionadas ao trabalho, Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).
DORT e Aposentadoria Especial: Um Direito em Discussão
A relação entre o trabalho com computadores e a saúde é tão forte que as DORT ganharam um nome específico. Em alguns casos, decisões judiciais têm concedido aposentadoria especial para trabalhadores que desenvolvem essas doenças, considerando o risco à saúde e integridade física. No entanto, a legislação ainda não é clara a esse respeito, gerando uma situação desigual.
Leia também
A Vigilância das Empresas e a Saúde do Trabalhador
As empresas também precisam se proteger, monitorando a saúde de seus funcionários e promovendo a ergonomia no ambiente de trabalho. Afinal, o uso excessivo do computador, tanto no trabalho quanto fora dele, pode dificultar a identificação da causa das DORT. Algumas empresas já adotam uma vigilância mais efetiva, acompanhando o trabalhador mesmo após o expediente.
Embora a legislação ainda precise avançar para proteger integralmente os trabalhadores que desenvolvem DORT devido ao uso do computador, as decisões judiciais representam um importante passo na garantia de seus direitos.