Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’, com Maria Cristina Trovó
Com o início do ano letivo, Saiba o que colocar na lancheira, a preocupação dos pais com a alimentação das crianças nas escolas volta a ser destaque. Segundo a nutricionista Cristina Trouvé, muitos pais relatam que os filhos levam para a escola alimentos industrializados, como salgadinhos, refrigerantes, chocolates e bolachas recheadas. Ela alerta que, se deixadas por conta própria, as crianças tendem a escolher lanches pouco nutritivos.
Nas escolas que possuem cantinas, a oferta também é majoritariamente de alimentos industrializados, já que alimentos naturais se deterioram com mais facilidade. Cristina destaca que os pais são fundamentais para estimular hábitos alimentares saudáveis, especialmente porque existe uma lei que proíbe a comercialização de alimentos gordurosos dentro das escolas. Essa legislação proíbe a venda de refrigerantes, chocolates com mais de 25 gramas e salgadinhos fritos, como forma de melhorar a qualidade nutricional da alimentação infantil e combater o aumento da obesidade e do sobrepeso entre crianças.
Importância da participação dos pais
A nutricionista reforça que a participação dos pais na escolha do lanche é essencial, pois os alimentos industrializados presentes nas cantinas contêm gorduras saturadas, como óleo de palma. Ao preparar o lanche em casa, é possível oferecer opções mais naturais e controlar a higiene e qualidade dos alimentos.
Leia também
Educação alimentar para as crianças: Além disso, Cristina recomenda que as crianças participem da montagem da lancheira, pois esse momento pode ser educativo, ajudando-as a entender a importância de escolher frutas e alimentos nutritivos.
Sugestões para a lancheira escolar: Ela sugere um cardápio semanal com opções variadas e saudáveis, como:
- Segunda-feira: suco de uva integral, pão com requeijão e pera;
- Terça-feira: água de coco, sanduíche com queijo branco e mexerica;
- Quarta-feira: leite com chocolate, biscoito de polvilho e maçã;
- Quinta-feira: iogurte, torrada integral com geleia sem açúcar e banana;
- Sexta-feira: suco natural de morango, pão integral com pasta de ricota e mix de castanhas (castanha de caju, castanha do Pará, damasco seco, mexerica seca, uva passa).
As castanhas e frutas secas são destacadas como opções práticas e nutritivas para o lanche.
Desafios na troca de alimentos entre crianças
Cristina reconhece que as crianças costumam trocar lanches entre si, o que pode comprometer a qualidade da alimentação saudável inicialmente preparada pelos pais. Ela sugere que as escolas se mobilizem para incentivar os pais a enviarem lanches saudáveis e para monitorar essas trocas.
Informações adicionais
Para dúvidas e sugestões sobre alimentação infantil, a nutricionista Cristina Trouvé atende semanalmente na Rádio CBN, e os ouvintes podem enviar perguntas para o e-mail 20@cbnriberão.com.br.