CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Sala de Justiça Restaurativa da Delegacia da Mulher de Ribeirão completa um ano

Durante o período foram mais de dois mil atendimentos à mulheres vítimas de violência doméstica
Sala de Justiça Restaurativa da Delegacia
Durante o período foram mais de dois mil atendimentos à mulheres vítimas de violência doméstica

Durante o período foram mais de dois mil atendimentos à mulheres vítimas de violência doméstica

A Sala da Justiça Restaurativa instalada na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Ribeirão Preto completa um ano de funcionamento nesta data. Desde a inauguração, o serviço já registrou mais de 2.100 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, segundo a equipe responsável.

Funcionamento e atendimento

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e está disponível para todo o público que procura apoio, com foco nas mulheres que registram boletins de ocorrência. De acordo com Silvia, supervisora da Sala da Justiça Restaurativa, o principal objetivo é oferecer acolhimento e escuta qualificada no primeiro contato: “Buscamos tranquilizar, acalmar e conhecer a história dessa mulher, ajudando-a a encontrar uma rede afetiva de apoio e orientando sobre os caminhos na rede de serviços”, explicou.

Parcerias e assistência especializada

O atendimento conta com parcerias de duas universidades privadas que disponibilizam estagiários de psicologia. Uma das instituições também oferece assistência jurídica gratuita para mulheres que necessitam de medidas como pedido de pensão ou regulamentação de visitas. Essas parcerias ampliam a capacidade de acompanhamento multidisciplinar no momento em que a vítima busca ajuda.

Demanda crescente e impacto

O número de atendimentos tem aumentado desde a abertura da sala. “Em um ano, atendemos mais de 2.100 mulheres. É um número assustador pelas histórias que ouvimos, mas o que cresceu foi a procura pelo serviço — o que indica que mais mulheres estão encontrando coragem para pedir ajuda”, afirmou Silvia. Segundo ela, o acolhimento inicial pode ser decisivo para romper o ciclo da violência.

Quem precisar de suporte pode procurar a DDM localizada na Avenida Costábile Romano, 3230, ou baixar o aplicativo SOS Mulher para obter informações e orientações. A Sala da Justiça Restaurativa reforça a importância de um primeiro espaço seguro para quem decide buscar proteção e apoio.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.