CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saladas bem elaboradas ganham espaço como refeição completa e opção para a ceia

Saladas bem elaboradas ganham espaço como refeição completa e opção para a ceia
Saladas refeição completa
Saladas bem elaboradas ganham espaço como refeição completa e opção para a ceia

Saladas bem elaboradas ganham espaço como refeição completa e opção para a ceia

Quando pensamos em salada, muitas vezes imaginamos algo simples e rápido, que não nos sustenta por muito tempo. No entanto, a salada pode ser muito mais do que isso: uma refeição completa, nutritiva e saborosa.

Como Montar Saladas Inteligentes

Para transformar sua salada em uma refeição completa, é essencial que ela seja colorida, volumosa e rica em fibras e gorduras boas. A nutricionista Cristina Trovó destaca a importância de incluir diferentes tipos de folhas, como alface roxa (rica em antioxidantes), alface frisê, alface lisa e rúcula. Adicionar outras verduras, como agrião, também enriquece a salada.

Os Ingredientes Essenciais

Uma salada completa deve conter fibras, carboidratos (preferencialmente complexos, como grão de bico, ervilha, lentilha ou batata doce), proteínas e gorduras. As fibras podem ser obtidas através das folhas variadas e legumes cozidos no vapor, como brócolis. Lembre-se que cada cor representa um nutriente diferente, então, quanto mais colorida a salada, melhor.

Gorduras Boas e Crocância

Não se esqueça das gorduras boas, como azeite e abacate, que melhoram a absorção das vitaminas lipossolúveis e aumentam a sensação de saciedade. Para adicionar crocância, inclua sementes (abóbora, girassol) e castanhas (nozes, amêndoas, amendoim), que também são fontes de gordura saudável. Frutas picadas, como laranja, podem dar um toque especial, principalmente nas festas de fim de ano.

Atenção à Higienização

É fundamental higienizar corretamente as folhas e legumes. Lave folha por folha e coloque-as de molho em uma solução esterilizante (água sanitária é uma opção, mas existem outras). Se usar vinagre, lembre-se que ele não esteriliza completamente. Se optar por cloro, enxágue a salada em água filtrada após a higienização.

Com os ingredientes certos e a devida atenção à higiene, a salada pode se tornar uma protagonista na sua alimentação, proporcionando nutrientes essenciais e sabor em cada garfada.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.