Professor e especialista em educação, José Eduardo, comenta essa e outras mudanças na retomada do ano letivo
A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto anunciou mudanças significativas no ensino fundamental e infantil, visando melhorar o aprendizado dos alunos e a gestão escolar.
Mais Professores em Sala de Aula
A principal novidade é a implantação de dois professores por sala no quinto ano do ensino fundamental, medida já adotada do primeiro ao quarto ano. Essa iniciativa busca reduzir o déficit de aprendizagem, permitindo um acompanhamento mais individualizado dos alunos e reforço de conteúdos. A prefeitura também contratou 216 novos professores, somando-se aos 739 já chamados anteriormente.
Investimentos em Capacitação e Segurança
Um convênio com a USP Ribeirão Preto foi assinado para capacitar professores em gestão escolar, objetivando uma administração mais eficiente. Além disso, todas as escolas da rede municipal receberam o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), atestando sua segurança – uma demanda antiga, especialmente após um acidente fatal em 2018.
Leia também
Reclassificação Etária no Ensino Infantil
Outra mudança polêmica foi a reclassificação etária no ensino infantil, que fez com que algumas crianças pulassem uma etapa, dependendo do mês de aniversário. Essa medida, embora tenha aumentado o número de vagas, gerou críticas de grupos ligados à educação, que questionam o impacto no desenvolvimento infantil. Especialistas em educação debatem os prós e contras dessa alteração, analisando seus efeitos a longo prazo. A implementação dessas mudanças e seus resultados serão acompanhados de perto, com a utilização de métricas e indicadores para avaliar sua efetividade.



